Vídeos Recomendados

 

 

 

Favela Fábrica.

 

Desde 2004 tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa regulamentar a terceirização do trabalho no Brasil. O PL 4330, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), é criticado por sindicatos de trabalhadores, para quem ele vai levar à precarização do trabalho. 
 
Já os defensores da nova lei dizem que a terceirização é uma realidade no Brasil e deve ser regulamentada. Segundo o Sindicato das empresas de prestação de serviços terceirizados (Sindeprestem), a indústria é o setor que mais contrata mão de obra terceirizada: 74% das grandes indústrias no Brasil usam esse tipo de trabalho. 
 
A Pública foi até o Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, para conhecer de perto como funciona na prática a terceirização de produtos industriais. E conversou com os operários dessas novas fábricas improvisadas - em sua maioria, idosos, mulheres e crianças. Veja a reportagem da Agência Pública.
 
Reportagem, imagens e edição: Luciano Onça
Roteiro: Sofia Amaral 
Produção: Vagner Fernandes
 
Dim lights Embed Embed this video on your site
 
 
¶ ¶ ¶
 

O Veneno está na Mesa.

 

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.
O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.
 

Dim lights Embed Embed this video on your site

 

¶ ¶ ¶

 

La Rebelión Pingüina.

Documentário sobre a revolta do estudantado secundário do Chile contra a mercantilização do ensino.

 

Dim lights Embed Embed this video on your site

 

¶ ¶ ¶

 

 

Documentário Catastroika.

O novo documentário da equipe responsável por Dividocracia chama-se Castastroika e faz um relato avassalador sobre o impacto da privatização massiva de bens públicos e sobre toda a ideologia neoliberal que está por detrás. Catastroika denuncia exemplos concretos na Rússia, Chile, Inglaterra, França, Estados Unidos e, obviamente, na Grécia, em setores como os transportes, a água ou a energia. Produzido através de contribuições do público, conta com o testemunho de nomes como Slavoj Žižek, Naomi Klein, Luis Sepúlveda, Ken Loach, Dean Baker e Aditya Chakrabortyy.

De forma deliberada e com uma motivação ideológica clara, os governos daqueles países estrangulam ou estrangularam serviços públicos fundamentais, elegendo os funcionários públicos como bodes expiatórios, para apresentarem, em seguida, a privatização como solução óbvia e inevitável. Sacrifica-se a qualidade, a segurança e a sustentabilidade, provocando, invariavelmente, uma deterioração generalizada da qualidade de vida dos cidadãos.

 

Dim lights Embed Embed this video on your site

 

¶ ¶ ¶

 

ABUELA GRILLO: animação sobre a luta pela água, baseada em mito Guarani.

     Conto animado producido en The Animation Workshop en Viborg, Dinamarca, por The Animation Workshop, Nicobis, Escorzo, y la Comunidad de Animadores Bolivianos, el cual tiene el apoyo del Gobierno de Dinamarca. Animado por 8 animadores bolivianos, dirigido por un francès, musica por la ambasadora de bolivia en Francia, composida por un otro francès, un proyecto danès, ajuda de produccion por un mexicano y una allemana. Adaptado de un mito ayoreo.

 

Dim lights Embed Embed this video on your site

 

¶ ¶ ¶

 

A Crise e o Capital Fictício.

Entrevista com Marcelo Carcanholo (UFF), com explicação bastante didática sobre capital fictício.

 

Dim lights Embed Embed this video on your site

 

¶ ¶ ¶

 

CATARSE - Advogado do estudante que denunciou Brigada Militar de Jaguarão (RS), ameaçado.

    

     Em uma entrevista exclusiva à Catarse, Onir de Araújo, advogado do estudante Hélder Santos que veio da Bahia para estudar história em Jaguarão - RS, também está sofrendo ameaças devido as denúncias de violência policial e racismo feitas pelo jovem em março deste ano. As denúncias geraram um inquérito militar e o afastamento dos brigadianos envolvidos. Desde então várias pessoas, inclusive o advogado, estão sofrendo ameaças que, segundo as vítimas, partiram dos brigadianos. Assista a reportagem do Coletivo Catarse.

 

Dim lights Embed Embed this video on your site

 

¶ ¶ ¶

 

Eu não vou me mover - Curtra Metragem - Uma obra prima sobre a hipocrisia.

Dim lights Embed Embed this video on your site

 

 

¶ ¶ ¶

 

Aulas Reinaldo Carcanholo sobre O Capital de Karl Marx.

Clique aqui para assistir aulas sobre O Capital em vídeo. Excelente indicação para interessados, acadêmicos ou não, pela obra maior de Marx.

 

 

¶ ¶ ¶

 

 

 
audemars piguet replica

Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

RSS

Noticiar as lutas, apoiá-las, pensar sobre elas
  • Três semanas na Rússia
    Uma língua internacional é necessária para uma Internacional real, não uma Internacional de chefes poliglotas. Por Eugène Lanti Nascido numa família camponesa da […]
  • Nada consta
    Caros leitores e colaboradores, Após sermos sistematicamente acusados de “passar pano” para os autores dos textos publicados neste site, solicitamos que, ao […]