OBJETIVOS

O projeto objetiva realizar pesquisa que possibilite sistematizar metodologias de trabalho para utilização de recursos midiáticos na pesquisa e no ensino de história. Os recursos a serem analisados são filmes documentários, internet, publicidade e revistas ditas femininas.

Com isso buscamos promover a aproximação dos resultados da pesquisa historiográfica com o ensino fundamental e médio da Rede Pública Estadual do Paraná e promover a aproximação dos três eixos centrais da Universidade: pesquisa, ensino e extensão.

A proposta visa possibilitar respostas às inquietações teóricas e metodológicas dos profissionais de história e áreas afins que se defrontam com o problema da utilização de recursos midiáticos em sala de aula e na experiência de vida concreta dos alunos.

A construção do site visa ampliar o debate, abrindo fronteiras para a troca de experiências e de materiais que permitam contribuir para a construção de um pensamento crítico.

O principal problema das pesquisas refere-se aos limites e possibilidades de análise do discurso midiático pela disciplina histórica, e nas áreas afins. Esse tema é um problema muito presente para os profissionais da área de história (mas também da geografia, português, línguas) que se defrontam com a realidade de alunos que têm um convívio com a mídia de forma cada vez mais forte. Como os professores podem lidar com essa questão? Essa relação é necessariamente negativa? É possível estabelecer a crítica da mídia e ao mesmo tempo usá-la para construir uma visão crítica de mundo? Algumas dessas inquietações apareceram de forma muito presente na experiência que temos com os professores da Rede Pública participantes do Programa de Desenvolvimento do Ensino (PDE), que participam de nossas atividades no Curso de História.

 
audemars piguet replica

Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

RSS

Noticiar as lutas, apoiá-las, pensar sobre elas
  • Hoje Battisti, amanhã tu!

    Por Passa Palavra No dia 13 de dezembro de 2018, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, determinou a prisão de Cesare Battisti para fins de extradição, e no dia seguinte o presidente Michel Temer assinou o decreto autorizando sua extradição para a Itália. Para além do absurdo em uma decisão monocrática que vai […]

    O post Hoje Battisti, amanhã tu! apareceu primeiro em Passa Palavra.

  • Criação emancipatória

    Em uma conversa a amiga mais velha dizia: “Não, não sei cozinhar. Meu pai me criou para ser uma mulher emancipada, minha mãe era contra, mas não tinha voz para decidir nada. Ela até tentou me ensinar a costurar e cozinhar, mas ele falava: ‘Ela não vai precisar disso”. Passa Palavra

    O post Criação emancipatória apareceu primeiro em Passa Palavra.